PALESTRAS TÉCNICAS

 

Abaixo encontram-se os resumos das Palestras Técnicas que ocorrerão na 11ª Semana da Engenharia.

Smart Grid – Danilo Febroni
Para se alcançar um novo patamar de eficiência no sistema elétrico de potencia, as tecnologias que até então eram empregadas para dar suporte à infraestrutura elétrica passarão a ser essenciais.  As SMART GRIDS são redes inteligentes de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia com base na comunicação interativa entre todas as partes da cadeia de conversão de energia. Elas controlam a geração e consumo de energia, evitam a sobrecarga na rede e garantem uma melhor qualidade da energia que chega até nossas casas, nas indústrias, hospitais e iluminação publica, dentre outras aplicações.
A EDP foi a empresa pioneira no Brasil a desenvolver e implementar projeto piloto referente à tecnologia smart grid. No Espírito Santo, a EDP desenvolve o projeto dessa tecnologia nos municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano. Esse projeto e muito mais você poderá conferir nessa palestra técnica. Imperdível!
Direcionado aos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Engenharia Civil, porém aberto a todos os alunos de Engenharia.

Oportunidades no ES para Engenheiros Químicos, de Petróleo e Ambientais: 2015-2020 – Robson Valle
A perspectiva futura para o Engenheiro Químico é bastante promissora, não se limitando a ações para minimizar o impacto humano sobre a natureza. Muitas áreas de atuação atual, tais como papel e celulose manterão seu destaque nas próximas gerações.
Para o Engenheiro de Petróleo não é diferente. A descoberta da província do pré-sal, localizada em águas profundas, tornaram o setor um dos mais promissores do país. As recentes descobertas geram expectativas de o Brasil se tornar um dos principais produtores mundiais do petróleo no futuro.
Para os Engenheiros Ambientais, que têm um vasto campo de atuação, tanto em empresas privadas quanto públicas, o mercado de trabalho já é favorável e tende a crescer muito nos próximos anos.
Quer entender melhor a demanda do mercado? Você tem dúvidas de qual especialização seguir? O palestrante Robson Valle além de esclarecer estas questões irá apresentar um pouco do que os aguarda em suas carreiras.

Lean Manufacturing – Ricardo Kenji
Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão criada pela Toyota, focada na redução de sete grandes desperdícios nas empresas (superprodução, espera, transporte desnecessário, processamento excessivo, inventário, movimento desnecessário e defeitos). Mais que um método ou uma ferramenta, o Lean Manufacturing é uma filosofia de trabalho, uma forma de conduzir negócios.
Direcionado aos alunos de Engenharia de Produção, porém essencial a todo profissional de Engenharia.

Acelerando a Inovação na Indústria com Graphical System Design – Plínio Costa

A competição na economia global de hoje exige que as empresas ofereçam produtos inovadores com maior funcionalidade e que operem perfeitamente. A abordagem de projeto gráfico de sistemas para teste, controle e design integrado atende a essa necessidade, fornecendo uma plataforma unificada para a concepção, prototipagem e implantação de aplicativos.
Quer conhecer mais a respeito? Participe da Palestra Técnica - Acelerando a Inovação na Indústria com Graphical System Design.
Direcionado aos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Ciências da Computação, porém aberto a todos os estudantes de Engenharia.

Avanços da Robótica – Rafhael Milanezi
A Robótica sem dúvida é uma área que avança muito rapidamente em diversas áreas da ciência. Inicialmente essa tecnologia era usada apenas para fins de automação mas nas últimas décadas o uso de robôs tem sido aplicado em várias áreas como: astronomia, agricultura, oceanografia, medicina, indústria e outros.
Desta forma a palestra técnica - Avanços da Robótica irá apresentar quais são estes avanços, as áreas mais atingidas, além dos estudos e pesquisas realizadas.
Direcionado aos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação, porém aberto a todo aluno de Engenharia.

Tecnologia na Construção: Pré Fabricados em Concreto Armado e Protendido – Adriano Sisternas
Com o uso dos pré-fabricados, a execução da obra é realizada em curto prazo, com baixo custo na mão de obra e manutenção. Com o Pré-Fabricado existe uma redução significativa na perda de materiais, ou seja, uma obra sustentável, barata, prática e eficiente.
Quer entender mais sobre esta tecnologia? Aprenda como são fabricados e quais as principais aplicações participando da Palestra Técnica - Tecnologia na Construção: Pré Fabricados em Concreto Armado e Protendido.
Direcionado ao curso de Engenharia Civil, porém aberto a todo aluno de Engenharia.